sexta-feira, 6 de abril de 2012

Porque e quando deve-se contratar o Paisagista

O Paisagista é o profissional capacitado para identificar os desejos e as necessidades dos clientes. É o profissional especializado para fazer a leitura e interpretação dos elementos arquitetônicos indispensáveis à elaboração do projeto de um jardim, ou mesmo de um espaço interno da edificação.

O Paisagista detém conhecimentos sobre:
  • botânica
  • solos
  • adubação
  • composição
  • fisiologia vegetal
  • fitopatologia (doenças das plantas)
  • dimensionamento e planejamento de espaços internos e externos

O Paisagista está capacitado para elaborar projetos bem planejados, que refletem seu jeito de viver e adaptam-se ao seu orçamento. Com um projeto sob medida você não terá surpresas orçamentárias e evitará a compra de materiais inadequados e desnecessários na hora da execução.

O trabalho do Paisagista é realizado nas áreas externas e internas de uma edificação. Abrange muros, portões, caminhos de acessos, piscinas, pergolados, gazebos, decks, lagos, fontes, bancos, playgrounds, casas em árvores, painéis, floreiras, vegetação, iluminação, irrigação, e vasos. Ele projeta ainda os espaços internos, sacadas, coberturas e vasos, integrando o homem à natureza.

Outras atividades que também podem ser desenvolvidas pelo Paisagista são: implantação e manutenção de jardim e consultoria técnica.

Assim como você contrata um arquiteto e um engenheiro para construir sua casa você deve contratar um

Paisagista para projetar o seu jardim.

1. Em que momento devo chamar o Paisagista?

Se você vai construir, decorar ou reformar sua casa ou apartamento, o melhor momento para o Paisagista começar seu trabalho é quando o arquiteto esta desenvolvendo seu projeto. Nesta ocasião, os dois profissionais poderão encontrar as melhores soluções técnicas e estéticas. Quando já existem elementos construídos, muitas vezes tornam-se impossíveis ou inviáveis financeira ou tecnicamente, quaisquer intervenções mais significativas.

2. Como escolher um Paisagista?

É importante conhecer os trabalhos realizados e saber se há afinidade entre você e o Paisagista que pretende contratar. Consulte também a associação profissional do seu estado.

3. O projeto de paisagismo tem custo?

Sim, pois este é o trabalho do Paisagista. Ele pode definir o custo do seu trabalho com base na tabela de preços da associação a qual é filiado ou em função das horas técnicas trabalhadas. Mesmo os projetos que envolvem apenas a definição da vegetação têm custo.

4. Como trabalha o Paisagista?

O Paisagista visita o local e conhece as expectativas e necessidades do cliente;

Apresenta uma proposta de custo de projeto de paisagismo, com descrição dos trabalhos a serem realizados;

Aprovada a proposta, inicia-se a fase de pesquisa e elaboração do anteprojeto;

Com o anteprojeto pronto expõe as idéias ao cliente sobre a vegetação e os demais elementos que está propondo;

Aprovado o anteprojeto, inicia-se o detalhamento e o levantamento quantitativo de espécies e materiais para orçamento, sendo que para as plantas há definição de seu porte (tamanho e diâmetro);

Com todos os detalhamentos prontos o projeto é entregue ao cliente.

5. Qual a diferença de um jardim com projeto e sem projeto?

Com um projeto, alem de ter um jardim a seu gosto, integrado com a arquitetura de sua residência e com o clima de sua região, há a possibilidade de você implantar o jardim em etapas. Um projeto bem elaborado contém informações detalhadas que permitem sua execução de acordo com o tempo e possibilidades do cliente, evitando dessa forma gastos desnecessários.

6. Todas as situações requerem projeto?

Nem todas. Em algumas situações mais simples, o Paisagista pode optar em trabalhar no sistema de consultorias técnicas. Neste caso, seus honorários serão definidos por horas técnicas trabalhadas.

7. É possível orçar um jardim sem projeto?

Em algumas situações é possível fazer uma estimativa superficial em relação a área que sofrera a interferência. Entretanto o orçamento final só poderá ser feito após a definição das áreas construídas e da vegetação utilizada.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Trilha Verde - Flora & Paisagismo

Trilha Verde Flora & Paisagismo foi fundada em 2008 com o objetivo de aproximar o ser humano da natureza. Unindo a beleza e a graciosidade das plantas à preservação ambiental, a empresa comercializa produtos para jardins, desenvolve e executa projetos paisagísticos, de iluminação, de irrigação e projetos nas áreas ambientais como: reflorestamentos, recuperação de áreas degradadas, recuperação de nascentes, etc.

A Trilha Verde Flora & Paisagismo atende a empresas, clínicas médicas, comércios, condomínios e residências.

Buscando viver em harmonia com a natureza, Ralpho Krum inicia em 2004 o curso técnico em paisagismo e, desde então, fez diversos cursos visando conhecer a fascinante flora brasileira. Após estagiar em empresas, em 2006 fundou a RKPaisagismo, em Campinas - SP.

Com a ampliação das parceirias e da área de atuação, a RKPaisagismo se transforma em Trilha Verde Flora & Paisagismo dando ênfase ao objetivo de aproximar o homem da natureza, em todos os espaços por ele ocupado .

A empresa se instalou em Juiz de Fora - MG no ano de 2010, esta localizada na rua Dom Silvério, nº145, no bairro Alto dos Passos.

Com a experiente Gerente de Vendas Daniele Saber e com os conhecimentos do Técnico Paisagista,  procuram desenvolver o melhor trabalho em busca da satisfação ao cliente.